Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção de atalhos e links de acessibilidade

Vereadores comemoram sanção da lei que dá nome ao Paço Municipal de Brasnorte

Com a sanção, fica registrado para as futuras gerações o nome de um pioneiro cuja história se confunde com a própria história de Brasnorte.

  • Publicado em 02/12/2025

Os vereadores Dr. Norberto JR. e Celia Poletto ambos PL,  autores da proposta que denomina o edifício sede da Prefeitura de Brasnorte como Paço Municipal Ivo Luiz Camillo comemoraram, com grande alegria, a sanção oficial realizada pelo prefeito Edelo Marcelo Ferrari, conforme Lei nº 2.839/2025, publicada em 15 de setembro de 2025.

A sanção representa mais do que a aprovação de um projeto legislativo simboliza o reconhecimento do município a um homem que dedicou sua vida ao desenvolvimento de Brasnorte. Ivo Luiz Camillo fez parte da construção da história local, atuando como vice-prefeito, vereador e colaborando ativamente em obras estruturantes que transformaram o município.

Para os vereadores, ver o nome de Ivo eternizado na sede do Poder Executivo é motivo de grande emoção. Eles destacam que a homenagem faz justiça à trajetória de esforço, honestidade e amor por Brasnorte. Segundo os parlamentares, a sanção da lei reforça o compromisso do Legislativo em valorizar pessoas que deixaram um legado de trabalho sério e visão de futuro.

“É um momento histórico para Brasnorte”, afirmaram os vereadores, emocionados ao celebrar o resultado de um trabalho construído com diálogo, respeito e profundo reconhecimento a quem fez parte da base da cidade.

A lei determina, ainda, que placas indicativas com o novo nome sejam instaladas no prazo de 60 dias, oficializando a nova identidade do prédio público

A sessão que antecedeu a sanção foi marcada por grande emoção. Os familiares de Ivo Luiz Camillo estiveram presentes no plenário, acompanhando atentamente a votação do projeto. Moradores de Brasnorte até hoje, eles se emocionaram ao ver o legado do patriarca reconhecido publicamente. Entre lágrimas e sorrisos, familiares compartilharam lembranças, agradecimentos e a sensação de que Brasnorte continua sendo o lar construído com muito amor e dedicação por Ivo .Familiares reconheceram e agradeceram aos vereadores pela indicação do projeto e ao Prefeito Municipal por sancionar importante homenagem a família.

Com a sanção, fica registrado para as futuras gerações o nome de um pioneiro cuja história se confunde com a própria história de Brasnorte.

Um pouco da trajetória.

Ivo Luiz Camillo nasceu em 1948, em Concórdia (SC), filho de família tradicional de origem italiana. Estudou em seminário e, ainda jovem, mudou-se com os pais para o interior do Paraná, onde ajudou na formação do distrito de Iolópolis. Em 1969 casou-se com Solange de Fátima Camillo, com quem teve quatro filhos.

Buscando novas oportunidades, mudou-se com a família para Rondônia e, em 1987, chegou a Brasnorte, onde se estabeleceu definitivamente. Tornou-se comerciante, abriu uma das primeiras lojas de móveis da cidade e adquiriu o sítio “Bica d’Água”, usado para auxiliar na limpeza das ruas do município.

Sua atuação comunitária o levou à vida pública: foi vice-prefeito entre 1993 e 1996, contribuindo para obras importantes como pavimentação, iluminação, hospital municipal, rede de esgoto e melhorias urbanas. Depois, foi eleito vereador (1997–2000), com dedicação especial às comunidades indígenas.

Por questões de saúde, afastou-se da política, dedicando-se à família, ao campo e aos caminhões. Faleceu em 31 de março de 2021, em decorrência da Covid-19.

Ivo deixou um legado de trabalho, honestidade e amor por Brasnorte — sendo lembrado como um homem perseverante, empreendedor e comprometido com o bem comum

Privacidade